BNDES reduz juros e amplia prazo de financiamento do Procaminhoneiro
 


Fonte: Canal do Transporte

BNDES anunciou mudanças no Procaminhoneiro. O Banco reduziu os juros e ampliou o prazo de financiamento do seu programa de financiamento de caminhões, chassis e carrocerias.

Mudanças - Os juros anuais do Procaminhoneiro caíram de 13,5% para 4,5% (fixos até 31 de dezembro de 2009), uma redução de 67% em relação à taxa anterior. O prazo de financiamento do programa, que terá orçamento de R$ 1 bilhão, segundo o BNDES, foi ampliado de 84 para 96 meses.

Agora também será possível financiar caminhões usados de até 15 anos. Até então, o crédito só era concedido para veículos com até oito anos contados a partir do ano de sua fabricação.

Outra mudança aprovada pelo BNDES é a possibilidade de utilização do FGI (Fundo Garantidor de Investimento) com o objetivo de garantir operações para os transportadores autônomos. De acordo com o Banco, a iniciativa visa facilitar o acesso ao crédito aos caminhoneiros nas 21 instituições financeiras repassadoras dos recursos do programa, compensando, em muitos casos, a ausência das garantias exigidas. Desde a criação do Procaminhoneiro, em maio de 2006, já foram aprovados R$ 773 milhões e realizadas 5,2 mil operações.

 

« voltar